Procedimento amplamente difundido por fisioterapeuta como parte da prática clínica ou concomitante a terapia física. É um tratamento específico para desativação de ponto gatilho, utilizando agulhas de acupuntura inseridas na pele ou no músculo do paciente.

Um ponto gatilho é um ponto com hiperirritabilidade e hiperatividade no músculo esquelético que está associado com um nódulo palpável hipersensível. Esta área se  torna dolorosa no local e também pode “irradiar” em padrões previsíveis.

A dor durante a localização do ponto gatilho é um indicador de diagnóstico útil para o terapeuta, os pacientes logo aprendem a reconhecer e aceitar até mesmo essa sensação, uma vez que resulta na desativação do ponto gatilho,reduzindo a dor e restaurando a função do comprimento normal do músculo envolvido.

É uma técnica com resultados satisfatórios como medida analgésica e relaxamento muscular, preparando este músculo para intervenções terapêuticas direcionada são resgate postural, melhora da força e resistência muscular.